26 novembro, 2022

Lula quer responsabilizar evangélicos por mortes na pandemia. Uma resposta cristã

Em reunião virtual com representantes do grupo da Saúde da equipe de transição, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou, na última quinta-feira (24), que o seu governo precisa convencer a população sobre a eficácia das vacinas e que irá cobrar de lideranças evangélicas apoio às campanhas de vacinação; disse ainda que pode responsabilizar as igrejas pelas mortes durante a pandemia de Covid-19, caso não ajudem na campanha de vacinação contra o coronavírus. 

"Eu pretendo procurar várias igrejas evangélicas e discutir com o chefe delas: 'Olha, qual é o comportamento de vocês nessa questão das vacinas? Ou vamos responsabilizar vocês pela morte das pessoas", afirmou o petista, segundo a Folha de São Paulo.

A equipe de transição defende retomada da campanha de vacinação contra a Covid no país, com o imunizante bivalente da Pfizer.

A Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional (FPE) emitiu, nesta sexta-feira (25) nota de repúdio à fala de Lula. Por meio do comunicado, o líder do bloco, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), fez chamamento aos evangélicos para refletirem sobre "princípios que nortearão a República, caso Lula assuma e permaneça presidente".

Um trecho da nota, que complementa a fala, diz: "Lula disse que vai 'pegar muita gente', demonstrando claro intuito de perseguir preconceituosamente a comunidade Evangélica, visto que não se referiu a nenhuma outra organização religiosa, sindical e ou a qualquer outro segmento da sociedade que defende a ampla liberdade de escolha de seus integrantes". 

O texto prossegue:

"Discursos como esse reforçam a necessidade de continuarmos conclamando nossa sociedade a refletir sobre os fundamentos e os princípios que nortearão a República, caso Lula assuma e permaneça presidente. Eis que tal fala conduz o país ao temeroso caminho da discriminação, preconceito e intolerância religiosa, especificamente contra os Evangélicos", diz a nota da bancada evangélica.

"Diante do fatídico caso, a FPE vem a público repudiar toda e qualquer ação ou ato de discriminação e ou preconceito, principalmente de intolerância religiosa, bem como reafirmar o seu compromisso de zelar pela equidade e a defesa do direito pela liberdade de escolha não só da comunidade Evangélica, mas de todo o povo brasileiro. Cabe ainda destacar que a Frente Parlamentar Evangélica não compactua com quaisquer tipos de violação de direitos individuais ou coletivos, eis que age e atua de forma estritamente legal e atinente a lei maior do país, nossa Constituição", reforça a nota que conclui de forma cirúrgica:

"Em suma, reafirmamos a idoneidade da comunidade evangélica e exigimos respeito."

 

Comento

1 - Ao chamar líderes espirituais de "chefe", Lula aparenta usar propositadamente um termo depreciativo. Líder e chefe são termos com significados distintos. Ser líder significa liderar e conduzir pessoas para alcançar objetivos, fazendo uso de influência positiva, motivação. Chefe é aquele que comanda pessoas e, com frequência, de modo impositivo e autoritário.

2 - A rigor, pastores de igrejas verdadeiramente cristãs são líderes espirituais, não chefes. Eles têm a responsabilidade de zelar pela vida das "ovelhas". O zelo desses líderes reflete de modo tão esplêndido em vários aspectos da existência que chega a trazer ordem ao caos. Significa restauração de pais, filhos, de famílias inteiras, do casamento. Esse é um dos vários papeis de pastores e igrejas. O impacto social é tão proeminente que é praticamente uma exclusividade encontrar nas igrejas pessoas que tiveram suas vidas radicalmente transformadas, com mudança dos vícios para as virtudes, do crime para a cidadania, da fratura moral e espiritual para a completa restauração do ser; experiência (não é exagero dizer) miraculosa, não vista em nenhuma outra instituição da terra. Na Igreja de Cristo se encontra em profusão ex-traficantes, ex-prostitutas, ex-miseráveis, convertidos para, no agora, enobrecidos, dignificados. Deve ser lembrado, porém, que as igrejas com a sua membresia e líderes são apenas instrumentos; a transformação radical de vidas, processo que acontece de dentro para fora (e não de fora para dentro) tem como autor o próprio Deus. Essa noção é básica da fé cristã, algo que um zombador nunca irá compreender.

3 - Numa época de adoecimento físico, emocional e espiritual, as igrejas (com os seus líderes, e não chefes) protagonizaram indispensável papel de fortalecimento espiritual, cura da alma, de acalmar o coração de milhões de pessoas em meio a tanta incerteza, aflição e dor.

4 - Uma pergunta: Lula entende que as igrejas evangélicas são responsáveis pela crise sanitária?

5 - Quando o presidente eleito diz: "Olha, qual é o comportamento de vocês nessa questão das vacinas? Ou vamos responsabilizar vocês pela morte das pessoas", seria o mesmo que dizer "ou vocês crentes participam da vacinação ou serão presos?" O questionamento chega a ser uma obviedade: indivíduos responsáveis pela morte de outras pessoas tem como destino natural e justo a prisão. 

6 - A fala de Lula significa ameaça de perseguição aos cristãos?

7 - Os dizeres de Lula seriam uma ameaça à liberdade dos cristãos?

8 - Feministas podem usufruir de suas liberdades para, sob o argumento "meu corpo, minhas regras", promoverem a matança de crianças no ventre materno, ao passo que qualquer liberdade de consciência dos cristãos quanto a pandemia pode ser negada?

9 - A mensagem de Lula - juntamente com a fala do ex-presidente do PT, José Genoíno, feita após o segundo turno das eleições deste ano, segundo o qual é necessário regular a igreja - serve de pretexto para a perseguição velada das igrejas de um modo que seja aprovado pela parcela não cristã e majoritária da população? Se for apenas uma fala preconceituosa e discriminatória de Lula em relação às igrejas evangélicas, não é algo surpreendente, pelo menos para o cristão bem-informado, "biblicamente bem-informado", enfatize-se. Se se trata de indicação de que há a intenção do futuro governo de perseguir os crentes à luz do dia, vai um recado: genuínos cristãos não temem perseguições; o próprio Jesus alertou que elas viriam aos seus seguidores.

10 - Para arrematar, a mensagem de Lula promove o divórcio de um casamento que nunca aconteceu, nem jamais ocorrerá. Os princípios do esquerdismo (ou progressismo, ou marxismo) tais como o naturalismo, o ateísmo, niilismo, existencialismo, o humanismo secular e pós-modernismo, são tão obviamente divorciados dos valores mais basilares do evangelho, que é impossível qualquer conciliação em termos de essências entre as duas religiões rivais. Sim, progressismo e marxismo são religiões políticas antagônicas ao cristianismo. A esquerda e o cristianismo estão sempre em irremediáveis conflitos, em posições opostas, em rota de colisão e em colisões reais, e essas diferenças irreconciliáveis sempre serão também marcas de distinção entre verdadeiros e falsos crentes, entre cristãos reais e nominais, entre apóstatas dentro das igrejas e o remanescente fiel, que não teme a perseguição, ao contrário, por ela espera. 

Em Cristo que nos dá a coragem para não negar a Verdade, em quaisquer circunstâncias.

 

3 comentários:

Sandro Moraes disse...

Algumas pessoas me informaram que não conseguiam postar comentários. Liberei para qualquer pessoa comentar, não só usuários de contas do Google, mas até anônimos.

Anônimo disse...

Testando postagem de texto como anônimo. Para postar comentário selecione em "Comentar como" conta do Google ou anônimo.

Anônimo disse...

Reflexão importante. Alguns dos pontos de questionamentos até rendem futuros artigos com mais aprofundamento, principalmente os que são características essenciais do cristianismo e diferenciando-os do progressismo (esquerdismo). Este texto serve também de alerta para os negligentes que, por falta de conhecimento da cosmovisão cristã e da prórpia Bíblia (é claro), fazem indevidas misturas entre princípios do humanismo (secular, não o cristão) e os valores do Evangelho. Parabéns ao autor por não ter deixado passar a oportunidade de comentar uma reportagem com as lentes cristãs. E há muitos artigos interessantes aqui que ainda vou ler. Cristo abençoe este trabalho.