02 dezembro, 2022

É possível a uma prostituta ter fé?

Por Sandro Moraes

A doutrina da salvação é uma das mais relevantes entre todas as doutrinas apresentadas nas Escrituras. Está relacionada a todos os seres humanos sem exceção; da eternidade passada a eternidade futura, envolve a totalidade do tempo; chega às esferas angelicais, é ensinada no Antigo e no Novo Testamento, toca tanto a vida pessoal quanto a realidade cósmica e é centrada no maior de todos os seres: o Deus-Homem Jesus Cristo, Senhor de tudo o que existe. 

Da perspectiva divina, a salvação é a obra perfeita de Deus que traz seres humanos da condição de condenados pelo pecado para a de justificados ou declarados justos. Os alcançados por ela saem da situação de espiritualmente mortos para vivificados em Cristo; merecedores da eterna danação recebem o perdão de Deus e a vida eterna. Saem da condição de estranhos os quais o Pai Celeste desconhece para a de filhos de Deus por adoção.

Da perspectiva humana a salvação engloba todas as bençãos que a nova posição diante de Deus oferece, com efeitos nesta vida e na próxima.

Todo verdadeiro cristão sabe que a fé é o nosso meio de receber a salvação; esse é o ensino claro e consistente do Novo Testamento. Paulo declara em Efésios 2.8,9. "Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não de obras para que ninguém se glorie". As obras não são meios para recebermos a salvação, antes são consequência natural da salvação e evidência de fé legítima. De modo inverso, obras que não brotam da fé a denunciam como ilegítima. A simples confiança no Senhor Jesus é a condição para a salvação, sendo esta a aplicação da obra de Cristo na vida de um indivíduo.

Todas essas considerações são importantes para o entendimento adequado da história de Raabe e seu papel na galeria dos heróis da fé.

Raabe foi uma prostituta que viveu em Jericó (Josué 2). Quando espias foram enviados a Jericó por Josué, eles tiveram suas vidas cruzadas com a da prostituta. A narrativa registrada no livro de Josué é surpreendente. Uma mulher cananéia, Raabe decidiu esconder os espias judeus do rei de Jericó; Pouco depois ela mentiu sobre o paradeiro dos espias e enviou as tropas do rei para uma caçada inútil no rio Jordão. Depois que os soldados saem de sua casa, ela conversa com os espias e explica as razões de sua decisão de escondê-los.

— Bem sei que o Senhor deu esta terra a vocês, e que o pavor que vocês estão causando caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão se derretendo de medo.
Porque ouvimos que o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vocês, quando saíram do Egito. Também ouvimos o que vocês fizeram com os dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam do outro lado do Jordão, os quais vocês destruíram.
Quando ouvimos isso, o nosso coração se derreteu, todos ficamos desanimados, por causa da presença de vocês. Porque o Senhor , o Deus de vocês, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.
E agora jurem pelo Senhor que, assim como usei de misericórdia para com vocês, vocês também usarão de misericórdia para com a casa de meu pai e que me darão um sinal certo
de que conservarão a vida de meu pai e de minha mãe, dos meus irmãos e das minhas irmãs, com tudo o que eles têm, e de que livrarão a nossa vida da morte. (Josué 2.9-13).

Não há nas palavras de Raabe nenhuma confissão de pecados nem desejo de mudança de vida. Há apenas uma declaração de crença no Deus único e verdadeiro, uma revelação de conhecimento de quem Deus é, seguida de um pedido de socorro de uma mulher cuja vida era marcada pela imoralidade e perversões.

A fé que salva

Tudo o que Raabe disse aos espias foi o suficiente para que ela recebesse o maior favor de Deus: a salvação de sua alma. Essa conclusão é baseada na revelação do livro de Hebreus 11.31 que coloca Raabe na clássica galeria dos "heróis da fé" juntamente com Abraão, Moisés e Davi. "Pela fé, Raabe, a prostituta, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu os espias com paz". Raabe,  a gentia, tornou-se parte do Israel espiritual. Pode-se lógica e facilmente concluir que ela foi regenerada por Deus, abandonou a vida do pecado da prostituição para uma frutífera jornada de fé no Deus vivo.

Deus abençoou Raabe porque ela escondeu os espias impulsionada pela fé e os despediu em segurança. Também mostrou sua crença no Deus de Israel e foi elogiada por sua fé em Hebreus 11.31. Tiago também a elogia por sua fé demonstrada por suas ações de fidelidade a Deus (Tg 2.25).

A grande lição implícita na história de Raabe, uma ex-prostituta, é que qualquer pecador, por mais deplorável que seja a sua vida, pode ser salvo por Deus. A salvação é dada gratuitamente a qualquer pessoa que crê (Romanos 10.13).

O pecador é justificado por meio da fé, e não quando tenta pelos seus próprios esforços consertar a sua vida e se tornar merecedor do favor divino. Esse é um empreendimento inútil. Basta a ele pedir a ajuda do alto para que o Senhor Deus efetue em sua vida a redenção. 

A doutrina da salvação nos faz ver que a graça de Deus é realmente maravilhosa e que o evangelho da salvação é de fato boas-novas.




Nenhum comentário: